É compreensível a preocupação de militantes com a prevalência de uma visão catastrófica sobre a crise do clima. Temem que se espalhe uma epidemia de conformismo e paralisia. Mas não é isso precisamente o que se vê hoje?jogo que ganha dinheiro
A fonte da apatia atual não está no catastrofismo, mas no maremoto do aceleracionismo. Não só não estamos fazendo o necessário para conter o acúmulo de carbono na atmosfera como estamos pisando fundo no acelerador do aquecimento global. Ninguém tem forças para resistir às águas de um tsunami.
Antes cabia alertar que se estreitava a janela de oportunidade para descarbonizar a economia e manter o aquecimento em 1,5ºC. Agora, com a sucessão de anos recordistas de calor, chegou a hora de berrar que não dá mais tempo.
jogo do tigreEm lugar de diminuírem, seguem em alta as emissões de carbono pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento. O futuro chegou e pode ser visto todo dia nos noticiários da TV: incêndios, vendavais, enchentes, migração, guerras.
Pense na inteligência artificial (IA), mais novo bezerro de ouro idolatrado por fanáticos da tecnologia. De ora em diante só vai aumentar a demanda pantagruélica por energia dos centros de processamento por trás da IA.
Para nada dizer das criptomoedas, que já consomem mais energia elétrica que os 110 milhões de habitantes do Egito. Não esquecer que 60% da eletricidade do mundo provêm de termelétricas movidas a combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e óleo) –como as que jabutis do Congresso propõem fomentar.
Não é outro o motivo para tecnoligarcas como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos pularem no colo de Donald Trump. O mais poderoso negacionista da mudança climática tem como lema "drill, baby, drill" (perfure, benzinho, perfure), prometendo furar poços de petróleo em qualquer parte –como o governo Lula.
Colunas e Blogs Novo ZA9BET Pós para empresas — Traga o seu número para a ZA9BET empresas e tenha os melhores planos e vantagens. Contrate. Novo ZA9BET Pós para empresas: internet para usar e compartilhar com outras linhas. Muito Mais Vantagens. Grandes Ofertas. Preços Incríveis. NET e ZA9BET.É de se apavorar, mesmo. Mas isso não quer dizer que a humanidade vai desaparecer, como imagina o catastrofista ingênuo, por ignorar que o gênero humano já enfrentou coisa pior e seguiu em frente (com carradas de gente morta no caminho, verdade).
Um artigo no periódico Communications Earth and Environment (grupo Springer Nature) de quinta-feira (16) mostra que a capacidade humana de se adaptar a ambientes tornados inóspitos é mais antiga que o Homo sapiens. Tem pelo menos 1 milhão de anos.
Só havia então precursores como Homo erectus. Reunindo diversas fontes de informação paleontológica e ecológica em sítios da Tanzânia, o grupo liderado por Julio Mercader reconstituiu como populações de hominíneos conseguiram sobreviver ali à crescente aridez, desenvolvendo novas ferramentas e migrando repetidamente entre fontes de água potável.
Tecnologia e inovação podem, sim, prover a chave da sobrevivência. Mas seria no mínimo imprudente apostar com Musk e Bezos na hipótese de colonizar Marte e transformar o planeta desértico em algo parecido com a Terra. Mesmo que dê certo, quantos conseguirão embarcar em seus superfoguetes?
Como não dão ponto sem nó, alguns desses hiper-ricos estão construindo superbunkers para se proteger do que vem pela frente aqui na Terra. E das hordas de famintos na esteira das tecnologias monstruosas que o sono da razão terá produzido.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
clima Donald Trump Elon Musk jeff bezos Mark Zuckerberg mudança climática sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Mega ganho é na ZA9BET - Plataforma atestada e aprovada ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2025/01/catastrofismo-unico-antidoto-contra-o-aceleracionismo.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasPrevidência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trump elogia TikTok e promete derrubar 039;ordens radicais039; de Biden em comício pré-posseMusk fez breve aparição no evento, que terminou com republicano dançando ao som de 039;YMCA039;
jogo de aposta do tigre 19.jan.2025 às 20h20Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo vê desgaste entre autônomos com crise do Pix e prepara contraofensiva de olho em popularidadePlanalto quer campanha com foco em empreendedores, segmento com o qual bolsonarismo tem bom diálogo
19.jan.2025 às 12h46Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogoImagens mostram as israelenses chegando a uma praça no centro da Cidade de Gaza e sendo entregues à Cruz Vermelha
19.jan.2025 às 11h19Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by fortune tiger jogar @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by站群 © 2013-2024